domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos pais



SOMENTE SABERÁ O QUE É SER PAI... 

Quando compreender, cheio de regozijo, que o fruto de seus sonhos é agora uma realidade palpitante, ternura viva e olhar inocente. 

Quando perceber suas olheiras enormes e a satisfação de ver seu tenro rebento dormindo, ainda que você não possa dormir. 

Quando entender que seu sono nunca mais será completo, quando ouvir o choro na madrugada.

SABERÁ O QUE SIGNIFICA SER PAI... 

Quando conhecer a maravilha que possui ao levá-lo, pela primeira vez, à escola e vir seus olhos chorosos porque não quer separar-se de você e sentir na alma a dor de afastar-se, deixando-o no meio de outros egoísmos que, porém, o ensinarão a compartilhar. 

Quando, pela primeira vez, seu filho o chamar de papai, e rir quando o lançar ao ar e ele não sentir medo porque lhe dá segurança o seu sorriso.

SABERÁ O QUE É SER PAI...

Quando o levar a falar com Deus pela primeira vez, e o ensinar a rezar por todos e ele sentir que o seu carinho é algo no qual ele pode confiadamente descansar. 

Quando compreender a maravilha que Deus lhe deu, ao ser desafiado por ele com suas primeiras perguntas, e, desprevenido, não souber como respondê-las.

SABERÁ O QUE É SER PAI... 

Quando chegar o dia em que você não o acompanhar, porque seus amigos o estão esperando e você sentir que seu coração fica abalado, porque esse dia chegou antes do que você pensava e sente profundamente que assim deve ser, porque é o preço que pagará pelo aprendizado de seu vôo definitivo. 

Quando ouvir seu primeiro apelo e seu primeiro desejo de independência.

E, FINALMENTE, SABERÁ O QUE É SER PAI... 

e a saudade consumir as horas que antes, desfrutava, feliz, na sua companhia, e talvez o telefone ou as cartas sejam seu único vínculo com ele. 

Quando, um dia, seu filho tiver que partir para estudar longe da família, ou para um trabalho num lugar distante, e a quem você deverá aceitar, porque é a lei da vida, pois seu filho foi emprestado a você apenas por algum tempo... 

E SOBRETUDO, SABERÁ O QUE É SER PAI, 

Quando chegar alguém e o levar de seu lado para perseguir outro arco-íris, o de sua própria vida, partilhada com alguém a quem ele amará

ENTÃO, SABERÁ O QUE É SENTIR-SE PAI 

Você não estudou para sê-lo, mas viveu essa paternidade e a seguirá vivendo. 

Mas é só, então, que poderá ser consciente, em plenitude, da maravilhosa experiência, dom vivo de Deus, que é a alegria que isso lhe proporcionará, deverá ser, então, maior que a dor que supõe sentir que algo muito tenro se desprende de sua alma. 

SENTIR-SE PAI

Rubén Núñez de Cáceres - Trad. G. Cabada

Feliz dia dos pais, ao mais novo papai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário