quarta-feira, 25 de julho de 2012

As surpresas do segundo mês

Hoje a Júlia completa dois meses. Dois meses de muito amor e carinho, e também de muitas surpresas...

Nosso primeiro mês foi um pouco conturbado por conta das adaptações, problemas de saúde e familiares, então podemos dizer que o segundo mês foi moleza em comparação ao primeiro.

Dormindo durante a viagem
Foi nesse mês que a Ju fez sua primeira viagem. Aproveitei que meus irmãos e meu pai estavam de férias e viemos para Sorocaba. A mudança de ambiente para o bebê foi radical, ela que estava acostumada a um lugar com poucas pessoas, pouco barulho e movimento, passou a viver em um ambiente com muitas pessoas e muita agitação. E ela adorou! Essas mudanças tornaram minha pequena muito mais comunicativa e ativa. Ela começou a "falar" mais, nos mostrou seus primeiros sorrisos, aprendeu a pedir atenção, às vezes com sorrisos, outras vezes na base do grito mesmo, e também aprendeu a fazer manha.

Com toda essa agitação, Júlia começou a dormir melhor na parte da tarde, coisa que ela não fazia em casa, e também dorme por mais tempo durante a noite. Em alguns dias, chegou a dormir por 5 ou 6h seguidas.

Outra mudança: antes, ela odiava quando tiravam sua roupa. Agora, é só chegar a hora de trocar a fralda que ela começa a rir e fazer bagunça. Detalhe: ela quer plateia durante as trocas. Quando ela percebe que não tem ninguém por perto, começa a chorar olhando pra porta do quarto e só para quando alguém chega pra brincar com ela. Na hora do banho também acontece a mesma coisa, e ela nem chora mais pra lavar a cabeça. Choro mesmo, só na hora que ela percebe que estou terminando de por a roupa.
Que leitinho gostoso!

Como eu já havia dito anteriormente, nós tivemos problemas com a amamentação e nesse mês tudo se resolveu. Amamentar tornou-se algo maravilhoso para mim (confesso que odiava fazer isso), agora que peguei o jeito, não sinto mais dores e diminuiu o estresse do mês anterior, consigo alimentar a Ju com amor e prazer. É um dos momentos que mais gosto de passar com minha filha, principalmente quando ela faz carinho em mim e olha nos meus olhos enquanto mama. Essas mudanças podem ser notadas na aparência da Júlia, que está muito mais gordinha e bochechuda.

Em um mês, a Júlia ganhou menos de 1kg em relação ao peso que saiu da maternidade (de 2,9kg para 3,7kg). Duas semanas depois de chegarmos na casa da vovó, ela engordou mais de 1kg (de 3,7kg para 4,9kg). Para minha alegria, parei de dar o leite artificial e agora ela só toma mamadeira quando preciso sair e deixá-la com alguém.

Imitando as expressões do papai
Foi nesse mês que a Júlia descobriu que tem mãos e já coça os olhos quando está com sono. Ela aprendeu a imitar meus movimentos faciais, como arregalar os olhos, franzir a sobrancelha e mostrar a língua. Aprendeu também a mover os braços e as pernas quando vê outras pessoas fazendo o mesmo. Começou a prestar mais atenção aos sons e movimentos, com isso, ela fica quietinha assistindo tv. Já sabemos que ela  tem preferência por novelas e séries a desenhos animados, com exceção do Bob Esponja, que ela adora.

A grande novidade da semana foi ver a Júlia dançar... Isso mesmo, pouco antes de completar dois meses, flagramos a Júlia dançando ao ver o dvd do AC/DC!



Como me disseram, realmente está ficando mais fácil. Cuidar de um bebê está se tornando uma tarefa prazerosa, mas ainda assim cansativa. Mas estou cada vez mais apaixonada por esse meio metro de gente e me sentindo muito, muito feliz mesmo por ser mãe. E pra me deixar mais feliz e mais motivada ainda, essa semana me disseram que sou uma mãezona!! É pra ficar toda orgulhosa, não é?!

Amorzinho da mamãe

Ser mãe: trabalho não remunerado, mas cheio de benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário