quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

15 maneiras de aliviar o estresse da vida materna

Ser mãe é um dos maiores sonhos de muitas mulheres, mas uma coisa que ninguém nunca me disse é que isso traz muuuuuito estresse, mesmo durante a gravidez.

Li uma matéria no site Terra que nos traz algumas dicas para relaxar e muitas delas servem também na gravidez.

Algumas dessas dicas, já adotei há algum tempo e realmente ajuda a aliviar um pouquinho a tensão e o estresse que chegam com nossas preocupações.



15 maneiras de aliviar o estresse da vida materna

1 - Comece a se exercitar

Pode parecer piada pedir para alguém que provavelmente mal tem tempo para fazer uma refeição em paz, encontrar espaço na agenda para fazer exercícios. Mas o fato é que mexer o corpo é um dos principais fatores que ajudam a reduzir o estresse.

2 - Redescobrir um hobby

Não dispense todas as atividades de que gostava antes de ter filhos. A falta de tempo não deve significar riscar um hobby da lista de desejos. Não se esqueça de que é mãe agora, mas que ainda é você.

3 - Rir

O riso estimula o corpo a produzir hormônios que ajudam a reduzir o estresse. Assista a programas ou filmes que causem risadas, mesmo que discretas. Já será o suficiente para ajudar a relaxar um pouquinho.

4 - Desfrutar de rituais

Ações que lhe proporcionem prazer são muito importantes para provocar relaxamento. A questão aqui é parar e prestar atenção em alguma ação, como tomar uma xícara de café pela manhã, relaxar uns minutinhos ao lado do marido, ler uma revista na cama, entre outras coisinhas prazerosas.

5 - Ter alimentação saudável

Ingerir os chamados carboidratos complexos, encontrados em grãos integrais, vão ajudar a manter os níveis de energia no corpo por mais tempo. Isso porque vão liberando açúcares na corrente sanguínea aos poucos, em vez de provocarem uma avalanche da substância rapidamente e logo depois uma queda vertiginosa.

6 - Reservar um tempinho para si

Pode parecer difícil, mas a ideia é não dispensar os momentos possíveis de fazer algo apenas para si. Se o bebê está dormindo e tem alguém em casa para ajudar, tente tomar um banho mais longo, de banheira se tiver, ler um livro, dormir. Mas tente não ficar pensando no que precisa fazer ou se preocupar se vão cuidar bem do pequeno se ele acordar.

7 - Não esquecer as amigas

Sair ou mesmo papear com as amigas pode ter ficado de lado desde a chegada do bebê. Mas não se esqueça de manter contato, mesmo que seja rápido e à distância. Um telefonema, um email, uma mensagem pelas redes sociais já valem. As amigas são excelente fonte de apoio e conforto.

8 - Passe um tempo ao ar livre

Ficar o dia todo em ambientes fechados não colabora para eliminar o estresse. Principalmente se a casa não for bem iluminada ou ensolarada. Um passeio, mesmo que rápido, ao ar livre com certeza ajudará a recarregar as baterias.

9 - Programe o tempo para se preocupar

Pode parecer engraçado, mas é preciso planejar até mesmo o momento de se preocupar e tentar planejar as coisas. Ficar martelando o dia todo sobre se o bebê está comendo direito, se dormiu bem, entre outras coisas não é produtivo e apenas aumenta os níveis de estresse.

10 - Brinque

Com certeza você não tem vontade de pensar em organizar brincadeiras ou mesmo em se divertir. Mas pintar, fazer um scrapbook, cantar ou fazer qualquer outra coisa divertida pode ajudar a relaxar.

11 - Contar com ajuda da água

Ficar em contato com a água, de preferência quentinha, e com uso de produtos que trarão sensações agradáveis, é algo precioso para todos, mas principalmente para mães estressadas. Banhos de banheira são ideais, mas mesmo banhos rápidos debaixo de um chuveiro morno trarão benefícios ao corpo e à mente.

12 - Meditar

A prática de meditação traz benefícios como redução da pressão, controle da respiração, relaxamento muscular, além de melhorar concentração e ajudar no controle dos pensamentos.

13 - Dormir

Você provavelmente ouviu diversas vezes que precisa dormir quando o bebê faz o mesmo. Qualquer mãe sabe que isso é impossível, já que depois que o recém-nascido fecha os olhos, é hora de organizar a casa, comer, tomar banho, enfim, fazer tudo o que deve ser feito. Mas tente não ser detalhista e seguir a recomendação, nem que seja para tirar cochilos de 10 ou 20 minutos.

14 - Praticar sexo

É reconhecidamente uma maneira de aliviar o estresse. Se estiver muito cansada para pensar no assunto, não deixe de manter contato físico com o companheiro, mesmo que seja dormir abraçados ou fazer uma massagem.

15 - Ouça música

Ritmos lentos e mais suaves são mais indicados para relaxar, mas isso não exclui outros. O importante é desfrutar dos benefícios de músicas que lhe agradem.
















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